Os nematódeos são os vermes de corpo cilíndrico, alongado e coberto por uma cutícula. Na região anterior fica a boca e, no final do corpo, o ânus. A musculatura desses vermes permite que eles façam movimentos ondulatórios quando se deslocam.
Eles podem viver em ambientes aquáticos, terrestres, e podem ser até parasitas de plantas, animais, incluindo seres humanos. Esses vermes são microscópicos, ou, podem chegar a mais de um metro de comprimento.
(Ele é bem nojento, não acha? 😑)
A alimentação dos nematódeos de vida livre é feita através de fungos, algas, bactérias e materiais em decomposição. E os parasitas se alimentam das seiva das plantas hospedeiras, do conteúdo intestinal ou do sangue dos animais hospedeiros. Este grupo é o primeiro a apresentar o tubo digestório completo, com boca e ânus.
Reprodução:
Eles têm o sexos separados e a fêmea é geralmente maior que o macho. A fecundação é interna, com a produção de milhares de ovos a cada vez.
Doenças relacionadas aos nematódeos:
Os nematódeos parasitas são responsáveis por verminoses bem comuns e conhecidas como: ascaridíase e ancilostomose (mais conhecida por amarelão).
E aqui acabamos a primeira parte sobre os animais invertebrados! 🐛
(Espero que tenham entendido tudo! >< )
Fontes das imagens: https://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/2015/04/124.jpg
http://www.ufrgs.br/projetoamora/areas-do-conhecimento/ciencias/lombriga/image_preview
Nenhum comentário:
Postar um comentário