Alguns exemplos dos cnidários são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar e pequenos organismos de água doce chamados de hidras. Observe essa anêmona, como é linda 😍! :
Esse grupo apresenta duas formas de vida:
*A medusa, que é móvel e tem o formato de um guarda-chuva, com a boca virada para baixo, como as águas-vivas.
Você sabia que a alimentação dos cnidários se consiste em pequenos peixes e outros animais planctônicos? A presa é capturada pelos tentáculos e é levada até a boca, que depois vai para uma cavidade gastrovascular para ser digerida.
*Curiosidade: Os cnidários possuem músculos que o permitem se dobrar para os lados e esticar os tentáculos. A hidra usa esses músculos para se movimentar de um lugar a outro, através de ''cambalhotas''!
Reprodução:
Assexuada - Pode ser por brotamento, em que de uma saliência lateral no corpo, se desenvolve um novo animal
Sexuada - Os espermatozoides são levados pela água até os indivíduos femininos, onde ocorre a fecundação. Em algumas espécies, o embrião formado transforma-se em uma larva móvel que se desenvolve até chegar à fase adulta.
*Curiosidade: As medusas apresentam seu ciclo de vida em duas fases: uma sexuada e representada pela medusa e outra, assexuada, representada pelo pólipo. A essa estratégia de reprodução, damos o nome de alternância de gerações ou metagênese.
Até mais! 🌊
Fontes das imagens: http://imagenes-gratislibres.blogspot.com.br/2012/07/anemona-de-mar-rosa.html
http://www.biorede.pt/resources/2696.jpg
https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/5c/a1/79/5ca179814c0964269007a2aafab6e229.gif
Nenhum comentário:
Postar um comentário