domingo, 22 de outubro de 2017

Moluscos

Iniciamos hoje o Invertebrados II ! 
   Vamos falar sobre os moluscos. De onde vem esse nome? Como o corpo dos moluscos é mole, em latim, mole = mollis. É daí que vem o nome desse grupo de animais invertebrados. A maior parte deles vive em ambientes aquáticos, mas há os terrestres como lesmas e caracóis.

Resultado de imagem para moluscos gif
   A grande maioria dos moluscos apresenta o corpo dividido em três partes:

  • Cabeça, com os gânglios nervosos e os órgãos sensoriais, como olhos e tentáculos.
  • musculoso e adaptado à locomoção, podendo ser modificado em tentáculos no caso de polvos e lulas.
  • Massa visceral, que contém os órgãos responsáveis pela digestão, o coração e os órgãos de reprodução. Essa massa é recoberta por uma camada de célula denominada manto, que secreta a concha dos moluscos. 
   Os moluscos que têm concha são separados de acordo com a estrutura de sua(s) concha(s):

  • Univalves (caracóis) - quando a concha tem somente uma única peça (valva)
  • Bivalves (ostras e mexilhões) - quando a concha tem duas valvas articuladas. 
  Obs.: Alguns moluscos têm concha interna, sendo mais flexível e servindo apenas para manter o formato do animal. 
Hábito alimentar:
   É muito variável, vai de herbívoros até predadores; algumas espécies aquáticas são filtradoras, outras se alimentam de detritos ou são parasitas.
   Nos herbívoros e predadores, a boca apresenta estruturas parecidas com dentes, só que microscópicos, cujo nome é rádula. A sua função é triturar os alimentos. 

Imagem relacionada

Eu achei bem fofinho > < E vocês? (Para falar a verdade, eu acho quase tudo fofinho 😂) Inclusive, pesquisando mais sobre os polvos, eu achei um vídeo muito amorzinho 😍😍 : 
https://www.youtube.com/watch?v=Vd_I8J5s0gE

Tubo digestório:
   Os moluscos apresentam boca, estômago e ânus. Já nos animais filtradores, não há rádula, e as partículas de alimento são retiradas da água pelas brânquias, sendo levadas por cílios até a boca. 
Respiração:
   Nos animais aquáticos, respiração é feita pelas brânquias e, nos moluscos terrestres, há um pulmão considerado primitivo.
Reprodução:
   A maioria das espécies é hermafrodita, porém, para que se reproduzam, é necessário o acasalamento entre dois indivíduos, com troca de gametas sexuais. Existem algumas espécies marinhas, como as lulas, com sexos separados. 



Tchauzinho! 🐚
                                


Fontes das imagens: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9f/Snail_anim.gif
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2_FEI7jSW6a96-9R0myShvA_lq14IbdtxL9w_KfmRsvscxCcGe72-9pLjHjl6qQpqGBw4wIC-IDhToFWF9hyBI_13mGreAdoLTS0gCi9XmkY-Gf7ZauBgOAP7lAni5Mb2-1Hq3KZ2-nGi/s1600/Imagem2.jpg

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário