Esse grupo é exclusivamente marinho, diferente dos outros, nenhum desses animais é terrestre. Esses são os principais exemplos de equinodermas:
A palavra ''equinoderma'' quer dizer espinhos na pele (grego, echínos = espinho e derma = pele). Essa característica é muito fácil de perceber no ouriço-do-mar não acha? Afinal ele é todo coberto por esses espinhos. Uma dessas adaptações que esse grupo apresenta é um tipo de carapaça interna, o endoesqueleto, feito com um conjunto de placas duras encaixadas. As placas desse endoesqueleto ficam embaixo da pele.
Alguns espinhos contém pinças nas extremidades, cujo nome é ''pedicelária'', que servem para remover resíduos aderidos ao animal.
Curiosidade: Os equinodermas têm sua boca no centro do corpo, voltada para o fundo do mar; e o ânus fica na direção oposta.
Sistema digestório: Nas estrelas-do-mar, a digestão é feita fora do corpo, com o animal liberando seu estômago pela boca. E só é recolhido quando uma parte da digestão já foi feita.
Sistema hidrovascular: Uma adaptação única desse grupo é a presença de um sistema de tubos e ampolas cheios de água do mar, que se estende do centro do animal para todas as regiões do corpo.
Reprodução: A fecundação é externa - os gametas são lançados na água. A união dos gametas dá origem às larvas, que se desenvolvem em animais jovens.
Obs.: As estrelas-do-mar podem regenerar seus braços; e os ouriços-do-mar, os seus espinhos e suas pedicelárias.
É isso aí! Acabamos nossos estudos sobre os animais invertebrados! Espero ter te ajudado 🌟
Fontes das imagens: http://www.oocities.org/br/hildebrandoen/26amb/equinodermos/equino11.jpg
http://gifesfofos.blogspot.com.br/2013/07/gifs-do-bob-esponja.html