segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Equinodermas

Como disse anteriormente, vamos ver nesse post sobre os equinodermas!
   Esse grupo é exclusivamente marinho, diferente dos outros, nenhum desses animais é terrestre. Esses são os principais exemplos de equinodermas: 

Resultado de imagem para equinodermas

   A palavra ''equinoderma'' quer dizer espinhos na pele (grego, echínos = espinho e derma = pele). Essa característica é muito fácil de perceber no ouriço-do-mar não acha? Afinal ele é todo coberto por esses espinhos. Uma dessas adaptações que esse grupo apresenta é um tipo de carapaça interna, o endoesqueleto, feito com um conjunto de placas duras encaixadas. As placas desse endoesqueleto ficam embaixo da pele. 
   Alguns espinhos contém pinças nas extremidades, cujo nome é ''pedicelária'', que servem para remover resíduos aderidos ao animal. 
Curiosidade: Os equinodermas têm sua boca no centro do corpo, voltada para o fundo do mar; e o ânus fica na direção oposta. 
   Sistema digestório: Nas estrelas-do-mar, a digestão é feita fora do corpo, com o animal liberando seu estômago pela boca. E só é recolhido quando uma parte da digestão já foi feita. 
   Sistema hidrovascular: Uma adaptação única desse grupo é a presença de um sistema de tubos e ampolas cheios de água do mar, que se estende do centro do animal para todas as regiões do corpo. 
   Reprodução: A fecundação é externa - os gametas são lançados na água. A união dos gametas dá origem às larvas, que se desenvolvem em animais jovens. 

Obs.: As estrelas-do-mar podem regenerar seus braços; e os ouriços-do-mar, os seus espinhos e suas pedicelárias.


É isso aí! Acabamos nossos estudos sobre os animais invertebrados! Espero ter te ajudado 🌟
Imagem relacionada


Fontes das imagens: http://www.oocities.org/br/hildebrandoen/26amb/equinodermos/equino11.jpg
http://gifesfofos.blogspot.com.br/2013/07/gifs-do-bob-esponja.html



Anelídeos

Vamos conhecer os anelídeos?
   O corpo dos anelídeos é dividido por anéis, daí vem esse nome. Esses anéis geralmente apresentam cerdas laterais, estruturas pontiagudas e duras que auxiliam na locomoção deles. A ausência ou a presença, e a quantidade destes, são os critérios utilizados para a classificação desses animais. Alguns exemplos desse grupo são: minhocas, sanguessugas e nereidas.
   Agora que já conhecemos mais sobre os anelídeos em geral, vamos ver mais sobre essas classificações.
Oligoqueta
   Nesse grupo estão as minhocas, de corpo cilíndrico e com poucas cerdas (olígos = poucas; Khóite = cerdas). São encontradas em ambientes terrestres úmidos. No primeiro anel do corpo, está localizada a boca e, no último, o ânus.
   A minhoca possui o clitelo, uma região mais clara que tem como função formar o casulo durante a época de reprodução. Essa estrutura também permite a localização da boca e do ânus da minhoca, pois o clitelo fica mais próximo da extremidade anterior do animal.

Sistema digestório: é completo, pois apresenta boca, papo para umedecer e armazenar o alimento, moela musculosa para triturá-lo e facilitar a digestão, e intestino, terminando no ânus. 

Curiosidade: logo após a boca, cinco pares de pequenos corações laterais impulsionam o sangue.

Respiração: os anelídeos terrestres fazem a respiração cutânea, pela pele. Já os anelídeos aquáticos, fazem a respiração com brânquias, lâminas com muitos vasos sanguíneos que retiram da água o oxigênio dissolvido.
Resultado de imagem para oligoquetas gif

Poliquetas
   Possuem muitas cerdas (polýs = muitos, kháite = cerdas) e vivem em ambiente aquático. Os animais predadores, como a nereida, têm tentáculos na região da cabeça. Um exemplo desse grupo é a nereida.
Reprodução: Ocorre na água e, após a fecundação, ocorre um estágio de larva, que originará os adultos.
Resultado de imagem para nereida poliqueta gif

Hirudíneos
   Os anelídeos dessa classe não possuem cerdas. Eles podem ser aquáticos ou terrestres. O representante mais conhecido é a sanguessuga, que possui duas ventosas: uma próxima à boca para capturar o alimento e outra na região posterior. Alimentam-se de pequenos animais ou da matéria orgânica em decomposição. Algumas espécies sugam o sangue de vertebrados, inclusive dos seres humano.
Resultado de imagem para sanguessuga gif

   


Na próxima, veremos sobre os equinodermas! 🐛



Fontes das imagens: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-UEAOKRmibLD-nfdQCjuu3npYt9b94UdPzz4fiymswJ7_XgpBYgez1wNI5yg2-S5FkgC1N02MhxswTxcZrMgmkY-NtlFNEWsa_zrdLsLpOpMMXGXaFuv0AkqzkfqHOoJbTqRGx_2X/s1600/ancilostomose2.jpg
https://twitter.com/carlosprez4
https://conteudo.imguol.com.br/c/noticias/2015/01/05/sanguessuga-hirudo-medicinalis-1420500464557_615x300.jpg

domingo, 22 de outubro de 2017

Moluscos

Iniciamos hoje o Invertebrados II ! 
   Vamos falar sobre os moluscos. De onde vem esse nome? Como o corpo dos moluscos é mole, em latim, mole = mollis. É daí que vem o nome desse grupo de animais invertebrados. A maior parte deles vive em ambientes aquáticos, mas há os terrestres como lesmas e caracóis.

Resultado de imagem para moluscos gif
   A grande maioria dos moluscos apresenta o corpo dividido em três partes:

  • Cabeça, com os gânglios nervosos e os órgãos sensoriais, como olhos e tentáculos.
  • musculoso e adaptado à locomoção, podendo ser modificado em tentáculos no caso de polvos e lulas.
  • Massa visceral, que contém os órgãos responsáveis pela digestão, o coração e os órgãos de reprodução. Essa massa é recoberta por uma camada de célula denominada manto, que secreta a concha dos moluscos. 
   Os moluscos que têm concha são separados de acordo com a estrutura de sua(s) concha(s):

  • Univalves (caracóis) - quando a concha tem somente uma única peça (valva)
  • Bivalves (ostras e mexilhões) - quando a concha tem duas valvas articuladas. 
  Obs.: Alguns moluscos têm concha interna, sendo mais flexível e servindo apenas para manter o formato do animal. 
Hábito alimentar:
   É muito variável, vai de herbívoros até predadores; algumas espécies aquáticas são filtradoras, outras se alimentam de detritos ou são parasitas.
   Nos herbívoros e predadores, a boca apresenta estruturas parecidas com dentes, só que microscópicos, cujo nome é rádula. A sua função é triturar os alimentos. 

Imagem relacionada

Eu achei bem fofinho > < E vocês? (Para falar a verdade, eu acho quase tudo fofinho 😂) Inclusive, pesquisando mais sobre os polvos, eu achei um vídeo muito amorzinho 😍😍 : 
https://www.youtube.com/watch?v=Vd_I8J5s0gE

Tubo digestório:
   Os moluscos apresentam boca, estômago e ânus. Já nos animais filtradores, não há rádula, e as partículas de alimento são retiradas da água pelas brânquias, sendo levadas por cílios até a boca. 
Respiração:
   Nos animais aquáticos, respiração é feita pelas brânquias e, nos moluscos terrestres, há um pulmão considerado primitivo.
Reprodução:
   A maioria das espécies é hermafrodita, porém, para que se reproduzam, é necessário o acasalamento entre dois indivíduos, com troca de gametas sexuais. Existem algumas espécies marinhas, como as lulas, com sexos separados. 



Tchauzinho! 🐚
                                


Fontes das imagens: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9f/Snail_anim.gif
 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2_FEI7jSW6a96-9R0myShvA_lq14IbdtxL9w_KfmRsvscxCcGe72-9pLjHjl6qQpqGBw4wIC-IDhToFWF9hyBI_13mGreAdoLTS0gCi9XmkY-Gf7ZauBgOAP7lAni5Mb2-1Hq3KZ2-nGi/s1600/Imagem2.jpg

  

domingo, 15 de outubro de 2017

Nematódeos

Esse será o último post sobre a primeira parte de animais invertebrados que estamos vendo!
   Os nematódeos são os vermes de corpo cilíndrico, alongado e coberto por uma cutícula. Na região anterior fica a boca e, no final do corpo, o ânus. A musculatura desses vermes permite que eles façam movimentos ondulatórios quando se deslocam.
Resultado de imagem para nematodeos

   Eles podem viver em ambientes aquáticos, terrestres, e podem ser até parasitas de plantas, animais, incluindo seres humanos. Esses vermes são microscópicos, ou, podem chegar a mais de um metro de comprimento.
Resultado de imagem para nematodeos
(Ele é bem nojento, não acha? 😑)
   A alimentação dos nematódeos de vida livre é feita através de fungos, algas, bactérias e materiais em decomposição. E os parasitas se alimentam das seiva das plantas hospedeiras, do conteúdo intestinal ou do sangue dos animais hospedeiros. Este grupo é o primeiro a apresentar o tubo digestório completo, com boca e ânus.
 Reprodução:
   Eles têm o sexos separados e a fêmea é geralmente maior que o macho. A fecundação é interna, com a produção de milhares de ovos a cada vez. 
Doenças relacionadas aos nematódeos:
   Os nematódeos parasitas são responsáveis por verminoses bem comuns e conhecidas como: ascaridíase e ancilostomose (mais conhecida por amarelão).



E aqui acabamos a primeira parte sobre os animais invertebrados! 🐛
(Espero que tenham entendido tudo! >< )


Fontes das imagens: https://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/2015/04/124.jpg
http://www.ufrgs.br/projetoamora/areas-do-conhecimento/ciencias/lombriga/image_preview



Platelmintos

Nesse post irei falar sobre os platelmintos!
   Esse nome ''platelminto'' vem do grego: ''platy'' (achatado); ''helmin'': (verme). Eles tem formato de fita por terem o corpo achatado. Podem viver em ambientes terrestres ou aquáticos e os parasitas podem viver dentro do corpo de plantas e animais, inclusive do ser humano. Os platelmintos não possuem ânus, apenas boca.

Imagem relacionada
Bem estranho, não é? Parece que ele fica te julgando com esses olhinhos vesgos... 🙈
   Os ''olhinhos'' na verdade são chamados de ocelos e permitem ele perceber a direção e a intensidade da luz, mas não formam imagens. Eles também tem uma boca ventral, e faringe capaz de sair do seu corpo como uma tromba para triturar alimentos.
   Reprodução: 
   Quase todos os platelmintos são hermafroditas (indivíduo que tem os dois órgãos sexuais), porém a reprodução é cruzada e geralmente envolve dois animais.
Doenças relacionadas aos platelmintos:
   Os platelmintos parasitas são responsáveis por causar essas verminoses: esquistossomose, teníase e a cisticercose.


No próximo post, veremos sobre os nematódeos! 👍


Fonte da imagem: https://abm-website-assets.s3.amazonaws.com/alnmag.com/s3fs-public/embedded_image/2017/05/170525%20flatworm.jpg

Cnidários

E lá vamos nós estudar mais um pouco sobre os invertebrados! Agora vamos ver um pouco mais sobre os cnidários.
   Alguns exemplos dos cnidários são as águas-vivas, os corais, as anêmonas-do-mar e pequenos organismos de água doce chamados de hidras. Observe essa anêmona, como é linda 😍! :
Resultado de imagem para anemonas do mar gif

   Esse grupo apresenta duas formas de vida:
*O pólipo, que é séssil, tem forma tubular e com a boca virada para cima, como as anêmonas-do-mar e os corais.
*A medusa, que é móvel e tem o formato de um guarda-chuva, com a boca virada para baixo, como as águas-vivas.

Resultado de imagem para pólipo cnidario e medusa

   Você sabia que a alimentação dos cnidários se consiste em pequenos peixes e outros animais planctônicos? A presa é capturada pelos tentáculos e é levada até a boca, que depois vai para uma cavidade gastrovascular para ser digerida. 
       *Curiosidade: Os cnidários possuem músculos que o permitem se dobrar para os lados e esticar os tentáculos. A hidra usa esses músculos para se movimentar de um lugar a outro, através de ''cambalhotas''! 
Reprodução:
   Assexuada - Pode ser por brotamento, em que de uma saliência lateral no corpo, se desenvolve um novo animal
   Sexuada - Os espermatozoides são levados pela água até os indivíduos femininos, onde ocorre a fecundação. Em algumas espécies, o embrião formado transforma-se em uma larva móvel que se desenvolve até chegar à fase adulta. 
        *Curiosidade: As medusas apresentam seu ciclo de vida em duas fases: uma sexuada e representada pela medusa e outra, assexuada, representada pelo pólipo. A essa estratégia de reprodução, damos o nome de alternância de gerações ou metagênese.

                         Resultado de imagem para agua viva gif


Até mais! 🌊


       Fontes das imagens: http://imagenes-gratislibres.blogspot.com.br/2012/07/anemona-de-mar-rosa.html
        http://www.biorede.pt/resources/2696.jpg
        https://s-media-cache-ak0.pinimg.com/originals/5c/a1/79/5ca179814c0964269007a2aafab6e229.gif



sábado, 14 de outubro de 2017

Poríferos

Dessa vez, vamos estudar sobre os poríferos! 
   O nome ''porífero'' se deve à presença de pequenos orifícios, os poros, na parede do corpo, que permitem a entrada de água no corpo do animal. Espera aí, ''animal''? Isso mesmo! Você sabia que as esponjas não são plantas? Além disso, eles são animais sésseis; que não andam, muito diferente do desenho que estamos acostumados a ver: Bob Esponja.

Imagem relacionada

   Os poríferos são os animais mais simples da Terra! Dá pra acreditar? Eles têm tamanhos diversos, e vivem no fundo do mar ou na água doce. As esponjas também não possuem tecidos verdadeiros , ou seja, conjunto de células especializadas na realização de determinadas funções. 
   Basicamente a circulação dos poríferos é de água. O percurso se inicia nos poros, por onde ela entra, e termina no ósculo, que é onde sai por meio da movimentação dos flagelos dos coanócitos.
   A esponja se mantém graças à presença de células especializadas para diferentes funções:
*Porócitos atravessam a parede do corpo e permitem a entrada de água no átrio.
*Coanócitos revestem a cavidade interna e a região intermediária da esponja.
*A presença de espículas de cálcio ou sílica garante a sustentação do corpo.
*Amebócitos, que se movem por pseudópodes, fazem a distribuição de oxigênio e nutrientes.
                                                                       Reprodução: 
   Assexuada - Essa reprodução ocorre por meio do brotamento. Formam-se brotos no corpo do animal, que podem desprender-se e dar origem a novas esponjas.
   Sexuada - Os espermatozoides são lançados na água, indo ao encontro de um óvulo, para que ocorra a fecundação. Uma vez formando o ovo, ele libera uma larva móvel que flutua durante alguns dias e depois se fixa, originando uma nova esponja. 
         *Curiosidade: Se as esponjas perdem um pedaço, ou se machucam, elas conseguem se regenerar. Além dessa capacidade, elas também podem produzir um novo indivíduo a partir de fragmentos ou células. Tudo isso, graças à sua simplicidade!

                           Resultado de imagem para poriferos esponjas

Até a próxima explicação! 🙋

    Fontes das imagens: http://clube355.rssing.com/chan-58248755/all_p10.html
                                     http://andriellyelara.blogspot.com.br/2014/08/



sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Animais invertebrados - O que você precisa saber sobre eles

Eu não sou muito boa com introduções, então já vou começar falando direto sobre o que iremos estudar 😁
   Para começar, você sabe o que são animais invertebrados? São animais que não tem a coluna vertebral. Os exemplos mais comuns de invertebrados são os gafanhotos, as ostras, as estrelas-do-mar, minhocas, formigas e aranhas. 
   Encontrados em quase todos os locais, alguns invertebrados vivem no ambiente aquático, enquanto outros conseguem sobreviver em desertos e dentro de certos organismos. 
        * Curiosidade: A ausência da coluna vertebral para dar suporte ao corpo limita o tamanho dos invertebrados, embora existam exceções: um polvo pode alcançar até 18 metros de comprimento e pesar 450 quilos. 


Vamos começar a conhecer mais sobre os invertebrados 🐙


Fonte da imagem: http://www.gifmania.com.br/Gif-Animados-Animais/Animacoes-Animais-Marinhos/Imagens-Mariscos/Polvos/


quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Eae pessoal! Primeira postagem aqui no blog >.< Espero que aproveitem para estudar Ciências com uma coisa que atualmente mais gostamos: internet, não é mesmo?  💙 Sabe o motivo pelo qual eu escolhi a capivara? Não? Então apenas olhe esse gif fofo e você descobrirá 'u' 💙Imagem relacionada


Fonte da imagem: https://i1.wp.com/www.toiletovhell.com/wp-content/uploads/2015/12/tumblr_ntl6adJeov1tpri36o1_400.gif?resize=390%2C259