sábado, 4 de novembro de 2017

Artrópodes - Insetos

Estou de volta, e agora iremos estudar sobre os artrópodes!
   O nome desse grupo vem de suas pernas articuladas. E segundo suas características, eles foram agrupados em insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes e outros grupos com menor importância.
     Corpo dos artrópodes:
   Esses animais são invertebrados, e possuem o corpo coberto pelo exoesqueleto. Mas, o que é um exoesqueleto? Essa estrutura é feita de quitina, parecendo uma armadura, pois protege os órgãos desses animais e atua no controle de perda de água. 
   Como esse esqueleto é rígido, ele possui articulações finas e flexíveis nas antes, pernas e ao longo dos segmentos do corpo, facilitando os movimentos. 

Curiosidade: Você sabia que existe um processo dos artrópodes chamado de ''muda''?  É quando eles trocam essa ''casca'' chamada de exoesqueleto, pois, como ela é rígida, ela impede o crescimento do animal. Então, enquanto o bicho troca essa estrutura, ele cresce.
Imagem relacionada

Insetos
Existem mais de 1 milhão de espécies de insetos conhecidas. Os insetos existem em todas as regiões do mundo e possuem hábitos e formas bem distintas.
   Os insetos possuem olhos compostos; conjunto de várias unidades menores que produzem nítidas imagens. Muitas espécies, apresentam ocelos, igual os platelmintos, com a função de perceber a presença de luz.
Resultado de imagem para olhos compostos e ocelos
Respiração: Sua respiração é chamada de ''traqueal''. Pois o ar entra por pequenos orifícios (espiráculos) no exoesqueleto, passa por tubos chamados de traqueias, e vai até os músculos.
Reprodução: Os insetos são separados em machos e fêmeas, e costumam atrair seus parceiros com odores, brilho ou sons. A fecundação é feita dentro do corpo da fêmea, sendo assim classificada como fecundação interna e, de modo geral, produz uma grande quantidade de ovos.
Desenvolvimento: Direto - quando o inseto nasce com as características muito semelhantes às do adulto.
   Indireto - quando o inseto passa por fases larvárias, sofre metamorfose, que pode ser completa ou incompleta. 


Fontes das imagens: https://www.infoescola.com/biologia/insetos/
http://www.zdnet.com/article/the-incredible-wide-angle-camera-inspired-by-a-bugs-eye/





Nenhum comentário:

Postar um comentário